conecte-se conosco


MATO GROSSO

Comitê estadual elabora Plano de Ação da Reserva da Biosfera do Pantanal

Publicado

Representantes do Comitê Estadual de Mato Grosso se reuniram na quinta-feira (18.07) para a Elaboração do Plano de Ação da Reserva da Biosfera do Pantanal 2020 – 2023. As discussões tiveram participação de consultores que tem experiência com Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, localizada entre Minas Gerais e Bahia. A oficina teve participação de servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que fazem parte do Comitê.

Após a reunião em Mato Grosso, os consultores presentes em Cuiabá se reuniram com o Comitê de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, na sexta-feira. Todos os assuntos discutidos e analisados nos dois estados foram encaminhados para o Conselho da Reserva da Biosfera do Pantanal, em Brasília, para a elaboração do Plano de Ação.

Na oficina de Mato Grosso foi debatido o Plano de Ação do Pantanal 2016 – 2019 e analisados os resultados alcançados, verificando se cumpriram as metas de promover a função de conservar, desenvolver, estruturar e divulgar a Reserva da Biosfera do Pantanal. Após esta etapa foi iniciada a discussão conjunta para construção do Plano 2020-2023.

O plano é formado por objetivos de curto, médio e longo prazo para promover a função de conservação, de desenvolvimento, de apoio logístico, conhecimento científico e tradicional, implantar a estrutura de gestão e promover a comunicação e marketing da Reserva da Biosfera.

Entre os objetivos do Plano está o de estimular a implantação e gestão de unidades de conservação já criadas e também a criação e ampliação de novas unidades de conservação e demais áreas protegidas; Elaborar mapa de uso e ocupação do solo e mapa com localização das comunidades tradicionais; Reconhecer e promover os saberes e fazeres tradicionais e suas práticas; Criar o selo para comercialização de produtos da Reserva da Biosfera do Pantanal; Promover o monitoramento socioambiental no território Reserva da Biosfera.

Leia mais:  CAO Direitos Humanos orienta sobre direitos dos povos tradicionais

Alguns objetivos já foram realizados como o da posse dos membros e criação do regimento interno do Conselho da Reserva da Biosfera do Pantanal e dos comitês estaduais, identificar oportunidades de divulgação da Reserva da Biosfera, por meio de eventos, seminários e palestras e promover o intercâmbio com a Rede de Reservas Nacionais e Internacionais.

Reserva da Biosfera do Pantanal

O pantanal mato-grossense é reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera Mundial. A reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável de recursos naturais em locais de excelência para trabalhos de pesquisa cientifica, experimentação, conservação e desenvolvimento responsável.

Para manter o título, um dos requisitos é ter um plano de ação. Para sua formulação dois comitês estaduais, um em Mato Grosso e outro em Mato Grosso do Sul, subsidia e apoia o Conselho da Reserva da Biosfera.

O superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Elton Silveira, explicou a importância do plano de ação para o turismo, desenvolvimento sustentável e conservação do Pantanal:

“É necessário divulgar o nome da Reserva da Biosfera do Pantanal nos trabalhos, eventos ou qualquer atividade desenvolvida no local e por isso um dos objetivos é criar o selo da Reserva da Biosfera que poderá ser usado em todos os produtos e serviços específicos da região, agregando valor econômico. Também estão em evidência os núcleos da Reserva da Biosfera, que são as unidades de conservação, para a implantação e uso dessas áreas e impulso do turismo ecológico”.  

Comitês Estaduais e Conselho da Reserva da Biosfera

O Comitê de Mato Grosso é composto por membros do governo Estadual, Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Fundação Nacional do Índio (Funai), representantes de municípios inseridos nos limites da Reserva da Biosfera do Pantanal em Mato Grosso, representantes do setor econômico e produtivo, universidades, centros de pesquisas, associações tradicionais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e sociedade civil.

Leia mais:  Escola de Governo oferta curso de comunicação básica em Libras

O Conselho Executivo da Reserva da Biosfera do Pantanal é composto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e sociedade civil.

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Vigia Mais MT conta com mais de 11,6 mil câmeras integradas à segurança pública em 126 municípios

Publicado

O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), já possui mais de 11,6 mil câmeras integradas e em funcionamento no sistema de videomonitoramento, em 126 municípios de Mato Grosso. O montante inclui equipamentos entregues às prefeituras, empresas, associações e escolas estaduais.

Lançado há dois anos pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o programa teve início com a assinatura dos termos de cooperação com os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Lucas do Rio Verde.

Inicialmente, o objetivo era instalar 15 mil câmeras de videomonitoramento nos então 141 municípios mato-grossenses, com um investimento de R$ 30 milhões. No entanto, com a ampliação do projeto para atender também escolas estaduais, o número de câmeras aumentou para mais de 20 mil. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) adquiriu 5,5 mil câmeras para as unidades escolares. Além disso, houve a criação de mais um município no estado, totalizando 142 cidades.

Até o momento, 126 municípios já aderiram ao programa, representando quase 90% da cobertura, além de 105 empresas e associações. No total, 11.849 câmeras já foram entregues pela Sesp. Das cidades com parceria firmada, 63 já concluíram a instalação dos equipamentos, enquanto outras ainda estão em fase inicial ou parcial. Em 19 prefeituras, os gestores solicitaram mais câmeras de segurança após a conclusão das instalações.

O sistema conta com câmeras fixas, speed dome e OCRs, capazes de ler placas de veículos em um raio de até 2,5 quilômetros. A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), os gestores e policiais têm acesso as imagens captadas e podem acompanhá-las em tempo real, cada um dentro do seu âmbito de atuação.

Leia mais:  Escola de Governo oferta curso de comunicação básica em Libras

O secretário César Roveri destacou que o Vigia Mais MT se tornou uma referência para outros estados no uso de videomonitoramento para segurança pública.

“O programa se mostra altamente eficiente, pois contribui para prevenção e auxilia na elucidação de crimes, fornece provas para as investigações. Temos diversos exemplos de veículos furtados/roubados que foram recuperados graças à tecnologia do programa. Além disso, as câmeras já registraram homicídios, cujas imagens foram usadas como provas em inquéritos policiais. Também é importante destacar que os equipamentos geram maior sensação de segurança à população e o bandido pensa duas vezes antes de agir quando sabe que está sendo monitorado”, afirmou.

Os equipamentos são instalados para monitorar ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. Os critérios para definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais. Já os pontos de instalação são definidos a partir de estudo e análises de dados criminais e planos de ações estratégicas feitos pelos órgãos de segurança pública – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros.

O programa prevê também a instalação das câmeras por meio da assinatura de termo de cooperação com outros entes, que podem ser com entidades jurídicas ou pessoas físicas (empresas, associações, instituições classistas, conselhos comunitários, entre outros).

O Governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários. Aos municípios ou parceiros privados cabem os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros faz captura de enxame de abelhas e resgata arara ferida

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta quarta-feira (19.3), para atender a ocorrências de captura de animais em Primavera do Leste (a 238 km de Cuiabá) e em Campo Novo dos Parecis (391km de Cuiabá).

Em Primavera do Leste, por volta das 18h, a equipe da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM) foi acionada pela Central de Operações Bombeiros (COB) para atender uma ocorrência envolvendo insetos agressivos. O chamado indicava a presença de abelhas Apis em um cavalete de madeira no interior do parque de exposições da cidade.

Ao chegarem no local, os bombeiros verificaram que se tratava de um enxame migratório. Para garantir a segurança das pessoas no local, a equipe fez sinalizações com fita zebrada e forneceu orientações ao solicitante. O resgate do enxame foi realizado no período noturno, após o encerramento do evento Farm Show.

Para realizar a captura, os bombeiros utilizaram um borrifador com água para limitar o voo das abelhas e um tambor de transporte adequado. O enxame foi então transportado e solto em uma região de mata, afastada da cidade, garantindo a segurança tanto dos animais quanto das pessoas.

Já em Campo Novo dos Parecis, a equipe da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM) foi acionada, por volta das 20h, para atender uma ocorrência de captura de animal silvestre em área de risco. O animal, uma arara, estava aparentemente ferida e apresentava dificuldades para voar.

Imediatamente, a equipe utilizou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e um cambão para realizar o resgate do animal. Após a captura, o animal será entregue aos órgãos competentes para os devidos cuidados e providências.

Leia mais:  Polícia Militar prende homem com 24 tabletes de maconha em Nova Mutum

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana