Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Aquece Cuiabá não utiliza recurso público e sucesso é atribuído às doações

Publicado

A campanha Aquece Cuiabá continua com as doações às comunidades carentes que solicitam cobertores à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). No último final de semana, foram distribuídos 500 cobertores aos moradores dos bairros Jardim Vitória, Assentamento Colina verde, Manduri, Tijucal, Getúlio Vargas, Jardim Presidente 1 e Novo Milenium.

Durante as entregas, o morador do bairro Jardim Vitória, Aito Anunciação, que também lidera o projeto social que leva verduras gratuitas à população, destacou a não utilização de recursos públicos para a aquisição dos cobertores que são 100% providos de doações.

“Agradecemos a primeira-dama por essa entrega à nossa comunidade. É o primeiro ano que recebemos os cobertores e a nossa felicidade é maior ainda em saber que não é usado dinheiro público para a compra desses cobertores, que são todos doações de pessoas que pensam nos que mais precisam”, enfatizou.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora da campanha, o sucesso da campanha nos últimos anos se deve as doações, a grande responsável por colocar a campanha como a maior de inverno de todo o Centro-Oeste.  

“Quando nos propusemos a fazer a campanha, estimávamos 5 mil cobertores doados e chegamos a 20 mil cobertores. A solidariedade do cuiabano fez a campanha ser o que é hoje em dia, levando um pouco mais de conforto aos cuiabanos nos dias de frio e mais que isso, levando a mensagem que existe esperança, amor e solidariedade”, disse a primeira-dama.

Leia mais:  Escolas recebem alunos nos finais de semana para prática de esportes

Após o período de arrecadação, a primeira-dama repassa todo acervo de cobertores à Prefeitura de Cuiabá, que faz os encaminhamentos via SMASDH. As entregas às comunidades carentes faz parte da fase 3 da campanha que atende as solicitações de presidentes e líderes comunitários. As outras duas fases são as entregas à população de rua, acompanhado da equipe de Abordagem Social da Prefeitura e os encaminhamentos à Casa de Conselho.

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Projeto executado pela Secretaria de Agricultura é exemplo para Rondônia

Publicado

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho recebeu representantes da Prefeitura Municipal de Vilhena (RO) interessados no projeto Padrão Legal que vem sendo implementado em Cuiabá, junto aos feirantes. O projeto ainda é piloto, mas promissor, pois atenderá cerca de 50 feiras livres existentes na Capital em diferentes regiões, com mais de 900 feirantes.

O projeto Padrão Legal é uma iniciativa que visa garantir mais segurança, eficiência e legalidade no uso da energia elétrica nos eventos de feiras livres, com a regularização do consumo através de caixas de tomadas disponibilizadas nos postes. A instalação adequada evita riscos de acidentes e assegura que cada um pague pelo seu consumo de forma mais justa, sem ligações clandestinas. “É uma determinação do prefeito Abilio Brunini que essa questão seja regularizada e estamos implementando as diretrizes para regularizar”, disse o secretário de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão.

Na oportunidade Vicente Falcão explanou a dinâmica do projeto e demais ações em andamento. Entre elas, o programa vigia mais, em parceria com o Governo de Mato Grosso, com a disponibilidade de câmeras ligadas ao Ciosp, com o objetivo de proteger feirantes e consumidores; o sistema de gestão de feiras, que ajuda a identificar o comerciante (das feiras) e os produtos que cada um vende; sobre o programa de coleta de óleo e lixo orgânico; qualificação dos feirantes para despertar a visão empreendedora, entre outros.

“A gente veio para Cuiabá para aprender como é que Cuiabá cuida dos feirantes, e das feiras. Já sabíamos de algumas parcerias que dão certo, como do Padrão Legal da Prefeitura com a Energisa e com outras empresas. Na verdade, a gente veio para copiar essas iniciativas. A gente tem que copiar o que é bom, o que funciona. E, em conversas preliminares, com o secretário Vicente Falcão e com o coordenador de feiras, Estanil Amaral, vimos as tratativas para aprender a aplicar no nosso município”, pontuou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena, Dirceu Hoffmann.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá realizará dia histórico de lambadão na 57ª Expoagro

Em Vilhena também existem feiras de rua, são mais de 160 feirantes cadastrados, o que é considerado um número grande para a cidade que tem cerca de 120 mil habitantes, e mais os camelôs. Daí a necessidade de se espelhar em boas práticas executadas pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Agricultura e Trabalho. “Graças a Deus estamos aprendendo muita coisa, realmente uma reunião muito produtiva. Essa parceria com a Energisa, que vocês têm, é fundamental para a gente poder já fazer muitos avanços nas nossas feiras lá em Vilhena”, afirmou Dirceu.

Segundo ele, Vilhena tem problemas semelhantes aos de Cuiabá. “O diferencial é que Cuiabá já têm a solução. Então, só essa parceria que vocês fizeram com a Energisa, já vamos conseguir mudar muita coisa nas nossas feiras lá. A Energisa também opera em Rondônia”, explicou.

A reunião contou com a presença de representantes da Energisa de Cuiabá, do coordenador de feiras da Agricultura e Trabalho de Cuiabá e integrantes da equipe que acompanhava o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena, Dirceu Hoffmann.

#PraCegoVer

A foto mostra os participantes da reunião acomodados ao redor de uma mesa de reuniões.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito afirma que Cuiabá tem orgulho ser “a Capital do agro”.

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá participa ativamente da 57ª edição da Expoagro, consolidando mais uma vez sua parceria com a maior feira agropecuária do Estado. A programação segue até o dia 20 de julho no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro (antigo Parque de Exposições), localizado na Avenida Beira Rio.

Presente na abertura oficial do evento, realizada na noite de sexta-feira (11), o prefeito Abílio Brunini destacou a importância da Expoagro não apenas para o agronegócio, mas também para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia local. “Cuiabá tem orgulho de ser a Capital do agronegócio e contribuir anualmente para este evento. É onde o agronegócio exibe sua força econômica, sua capacidade de produção, e ainda proporciona atrações culturais para toda a população. Apoiar esse evento significa apoiar o empreendedorismo, a geração de emprego e a valorização das nossas cadeias produtivas”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão, também esteve presente e ressaltou o papel da Prefeitura como fomentadora da feira. “A Expoagro é uma vitrine das potencialidades econômicas de Mato Grosso. E o papel da gestão municipal é justamente garantir apoio, porque além de tudo isso, há o turismo e a identidade cuiabana agregados ao evento”, pontuou.

Lambadão no palco principal

Em uma iniciativa inédita e histórica, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, levará ao palco principal da Expoagro o Festival Chico Gil de Lambadão, na próxima terça-feira (15), com entrada gratuita. Pela primeira vez, artistas e grupos de lambadão se apresentarão na principal estrutura do evento, tradicionalmente ocupada por shows nacionais.

A noite dedicada ao lambadão celebra a cultura popular de raiz e presta homenagem ao cantor Chico Gil, ícone do gênero. A ação faz parte do compromisso da atual gestão em valorizar os artistas locais e dar visibilidade à produção musical da periferia e das comunidades cuiabanas.

Leia mais:  Bem-Estar Animal cria projeto "Campanha 20Ver" para incentivar adoção

Presenças políticas

A abertura da 57ª Expoagro também contou com a presença do governador Mauro Mendes, dos senadores Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PSD), dos deputados federais Coronel Assis e Coronel Fernanda, do vice-prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (Tião da Zaeli), e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Força do agronegócio

Mato Grosso caminha para liderar, em 2025, a participação no Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros, com estimativa de 5,8% de crescimento – quase o triplo da média nacional, segundo dados do boletim Resenha Regional, do Banco do Brasil.

O agronegócio segue como principal motor desse avanço, com previsão de crescimento de 10,8%, puxado pela produção de soja, que deve crescer 24,6% em relação à safra anterior.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana