Nove pessoas suspeitas de envolvimento no ataque a Companhia da Polícia Militar de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste) foram identificadas e sete estão presas por participação nos disparos, que quase feriram gravemente um militar, que teve um dos tiros alojado no colete balístico, na região das costas, no domingo (21.07).
Estão presos Vinicius Gabriel Barros Gois Silva, 18, Junior César Solis Coelho, 20 pelo crime de tentativa de homicídio. Outros cinco: José Carlos Coelho, 40, (pai de Junior César que também responderá por tráfico), Menegildo Benites Garcia, 27, Bruno Monteiro de Souza, 35, os irmãos Alessandro Rodrigues Prudêncio, 22 e Douglas Rodrigues Prudêncio, 24, pelos crimes tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
Os disparos contra os agentes de segurança ocorreram durante festividades na cidade, em que estava havendo também uma operação integrada das forças policiais, com reforço no policiamento para prevenção e segurança dos moradores.
Foram seis disparos efetuados na base da PM, em retaliação a uma situação de tumulto contida pelos militares, durante a festa do Congo, que tiveram que usar gás lacrimogêneo para cessar uma confusão gerada após uma pessoa jogar uma garrafa de vidro em direção aos policiais que faziam a segurança do evento.
Na Base da PM foram recolhidos projeteis e observados dois pontos de impactos no portão metálico e marcas em uma árvore e uma lixeira. Os locais foram periciados pela Politec e pelos vestígios deixados no local foi possível averiguar que o atirador efetuou os disparos do alto de uma construção, em um terreno nos fundos da Companhia da PM.
O delegado de Vila Bela, Maurício Maciel Pereira Junior, disse que imagens dos circuitos de segurança de empresas nas proximidades identificaram duas pessoas em uma motocicleta, passando em frente à Base da PM, por volta das 5h20. “Elas estacionam em frente à construção e minutos depois são efetuados os disparos contra os militares dentro da Base”, disse.
Seguindo o trajeto da motocicleta, policiais civis e militares passaram a realizar buscas pelos pontos de fuga da motocicleta com os dois ocupantes e mais tarde já com a numeração da placa do veículo foi irradiado a todos os policiais da região, que acabaram realizando a detenção de Vinicius Gabriel Barros Gois Silva, 18.
Ao ser preso, o jovem alegou ter emprestado o veículo na madrugada de domingo (21). Mas sua compleição física é compatível com as imagens recolhidas sobre o ataque.
Dois dos suspeitos (Alessandro e Douglas) foram presos após saírem da casa de Junior César, em fuga com uma motocicleta. Os demais suspeitos (Bruno, José Carlos, Menegildo e Junior César) foram abordados em uma casa onde foram apreendidos mais de 54 gramas de maconha, um pé da planta entorpecente, cinco cápsulas calibre 38 deflagradas, 2 balanças de precisão, balaclava, carregadores, celulares, rádios comunicadores, duas motocicletas, uma caminhonete S10, uma picape Fiat Strada, entre outros.
As investigações continuam para prisão de outros integrantes do grupo criminoso.
A Polícia Civil prendeu, na noite desta sexta-feira (07.11), um homem, de 25 anos, suspeito de tentar roubar e sequestrar uma adolescente, de 12 anos, nas proximidades da escola onde ela estuda, no bairro Jardim Riva, em Primavera do Leste.
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste, em ação conjunta com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Núcleo de Inteligência.
O crime ocorreu na última quinta-feira (06.11), por volta das 11h10, quando a adolescente voltava da escola para casa a pé e foi abordada por um homem de motocicleta.
O suspeito, a princípio, exigiu o celular da vítima, simulando estar armado, depois, em tom ameaçador, ordenou que ela subisse na garupa da motocicleta. Assustada, ela obedeceu, mas pouco depois se jogou da motocicleta e correu em direção à sua casa.
O suspeito ainda seguiu a adolescente, que começou a gritar e uma vizinha interveio, a ajudando.
Assim que acionada, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Primavera do Leste deu início às investigações do caso. A equipe localizou a motocicleta utilizada no crime e identificou a proprietária do veículo, uma mulher de 19 anos, esposa do suspeito.
Diante disso, nesta sexta-feira (07.11), o investigado foi localizado e preso em frente à sua residência. No local também foram apreendidas as roupas e o capacete branco que ele usava na tentativa de roubo e sequestro.
O suspeito foi conduzido à Delegacia e está à disposição da Justiça.
Policiais civis da região metropolitana e do interior do estado estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (07.11), para o encerramento dos XIII Jogos Internos da Polícia Civil, com prova de tiro policial, a mais esperada competição. O evento, promovido pela Academia de Polícia (Acadepol) ocorreu entre os dias 22 de outubro a 07 de novembro, reunindo mais de mil policiais de todo estado.
Com a disputa da última modalidade esportiva e somatória de pontos, a equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), conquistou o primeiro lugar da competição com 717,5 pontos conquistados.
As equipes da Delegacia Regional de Rondonópolis, com 695 pontos, e a da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), 627,5, alcançaram o segundo e o terceiro lugar no pódio da competição. Outras equipes de destaque foram a Regional de Nova Mutum e da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que alcançaram o quarto e quinto lugar respectivamente.
Neste ano, os Jogos Internos da Polícia Civil reuniram mais de mil policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados, que durante os 15 dias de competição participaram de 17 modalidades esportivas.
O diretor da Acadepol, Fausto Freitas, destacou que o evento esportivo tem sido cada vez mais esperado pelos policiais, que fazem questão de comparecer, participar das provas e confraternizar com os amigos.
“Mais uma vez a reunião das equipes nos jogos demonstra que estamos no caminho certo. Os Jogos Internos da Polícia Civil vêm crescendo a cada ano, promovendo a prática esportiva e a integração entre os servidores de todas as unidades do estado”, destacou.
Para o organizador do evento esportivo, Claudinei Farina, mais uma vez o objetivo principal dos Jogos Internos da Polícia Civil foi alcançado, que é tirar os policiais da rotina e estafa do trabalho laboral, para se dedicar à prática esportiva e ao lazer por meio da confraternização com amigos e colegas.
“Toda movimentação dos jogos, desde o preparo das equipes até a competição em si, faz com que nossos policiais mantenham o hábito de se manter ativo, minimizando doenças e consequentemente afastamento médico seja por questão física ou mental. Parabéns a todos que participaram e que já estão animados com a próxima edição em 2026”, disse Claudinei.
Com 23 anos de carreira e participação em praticamente todas as edições dos jogos, a escrivã,Marlise da Silva Ferreira Matos, lotada na GCCO, desde 2023, já pressentia que sua equipe seria a campeã, mas reforçou que a maior vitória é participar e estar com os amigos de longa data
“Eu amo rever e confraternizar com os colegas, que vem do interior. É um momento em que descansamos um pouco a mente do cotidiano, da correria do serviço, no meu caso do cartório, e é uma delícia participar de um momento de descontração e alegria que os Jogos proporcionam”, disse a escrivã.
Na Polícia Civil há dois anos e meio, o investigador de polícia Jonatas Pablo Rosa de Souza, lotado na Delegacia Regional de Pontes e Lacerda, participou pela primeira vez dos Jogos e se surpreendeu com o evento.
“É um momento muito bom para saúde mental do policial, pois ajuda a espairecer a mente, rever os colegas que foram para outras unidades regionais. Achei um evento surreal, muito bem organizado e com muita participação de policiais do interior, mesmo diante das dificuldades que enfrentamos para vir”, destacou o investigador.
A XIII edição dos Jogos Internos da Polícia Civil Sindepo-MT, Aprosoja, Amdepol-MT, Sindepojuc-MT, Sinpol-MT, CTPE-VG, Martinello, Puríssima, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Locar Gestão de Resíduos, Rawal Placas, Aliança Importação e Comércio de Pneus, Bio Vida, Petroluz, Luna Manipulação e Homeopatia e Calibre Brasil, Sindmat, Poesy, AABB, Clube Monte Líbano, CT Bonifácia, Federação de Atletismo, Federação de Natação, Federação de Xadrez e Federação de Tênis de Mesa.