Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

2ª Edição do Mutirão Pop na Rua realiza mais de 480 atendimentos aos moradores em situação de rua

Publicado

Mais de 480 pessoas em situação de rua receberam atendimentos durante a 2ª Edição do Mutirão Pop na Rua, no Centro do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Centro da Capital, na última sexta-feira (26).

O Mutirão Pop na Rua foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) e outras instituições. A ação foi voltada especificamente a população em situação de rua, com oferta de serviços de cidadania e inclusão social.

O secretário municipal de assistência Social, Wilton Coelho comentou sobre o principal objetivo do evento, que já está em sua 2ª Edição. Segundo ele, por meio das parcerias que foram firmadas, buscaram promover a inclusão social da população em situação de rua, proporcionando serviços de higiene, corte de cabelo, doação de roupas, alimentação e confecção de documentos. “Encerramos mais um mutirão da melhor forma possível. Verdadeiramente, houve um trabalho que veio de encontro as diretrizes da gestão Emanuel Pinheiro, que é o de fazer uma administração humanizada e de qualidade a população em risco de vulnerabilidade. Além disso, quero reforçar que a proposta é dizer a essas pessoas que elas não estão esquecidas. Estamos sempre trabalhando para devolver a dignidade dessas pessoas”, destacou Coelho.

Para alcançar a meta esperada, as equipes de abordagem da Assistência Social do Município juntamente com o Fórum Pop de Rua fizeram busca ativa nos pontos de maior concentração desse público, onde foram feitos os convites para participação. Durante o Mutirão, foram atendidos os assistidos dos albergues Manoel Miráglia, Porto e Distrito da Guia, além da demanda recebida durante a ação.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá faz mutirão para tualização do Cadastro Único no Distrito da Guia

Conforme levantamento feito pela coordenação do evento, os serviços mais procurados foram o cabide solidário, que consiste na doação de roupas e calçados. Mais de 100 pessoas beneficiadas. Além disso, os serviços de saúde também tiveram destaque na procura, 82 atendimentos efetuados. Em seguida, muita demanda para plastificação de documentos pessoais (60), cortes de cabelo (55), exames de acuidade visual (50), Defensoria Pública (44), banho solidário (42), Justiça Comunitária (41), Cartão Nacional de Saúde (25), inscrições para os cursos do Qualifica 300 em parceria com o Senai (13), emissão de carteira de trabalho (08), RG (08), cadastro único (07), fotos (03), dentre outras demandas.

“Ajudar essas pessoas a se reerguerem é uma prioridade da atual gestão. Para muitos, um corte de cabelo ou até mesmo um prato de comida podem parecer atitudes comuns, mas para essas pessoas que vivem nas ruas, são essenciais. É por isso que realizamos com frequência eventos de grande abrangência popular que não para por aqui”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Foram parceiros do evento: a Defensoria Pública e o Fórum da População de Cuiabá. Estiverem presentes servidores das secretarias municipais de Saúde, Mobilidade Urbana e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Fórum da População de Rua, Defensorias Públicas da União e do Estado, Ouvidoria Geral da Polícia, Politec, Galvan Escola de Cabelereiros, Banho Solidário Cuiabá, Mutirão Pop na Rua e empresas parceiras ótica Pague Menos, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Mutirão Pop na Rua. 

Na oportunidade, Hellen informou que existe um canal facilitador de atendimento para a população solicitar a visita da equipe de abordagem. Por meio do telefone celular (65) 9 9238-7552, as pessoas podem fazer as denúncias e ou apontamentos, para que as equipes realizem a abordagem, com orientação correta de atendimentos à população em situação de rua. O serviço funciona de domingo a domingo, até às 22h.

Leia mais:  Embaixador da Índia visita Cuiabá e anuncia parceria para Festival Indiano e Semana da Yoga

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Mutirão do Cadastro Único leva atendimento e cidadania ao Distrito da Guia

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realizou neste sábado (8) um Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) no Distrito de Nossa Senhora da Guia, a 11 quilômetros da capital. A ação levou atendimento social, serviços de saúde e programas de inclusão a famílias que enfrentam dificuldades para se deslocar até a zona urbana.

O mutirão aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, que abriu as portas para receber a equipe da prefeitura e os moradores. Das 8h às 15h, cerca de 25 servidores atenderam a população com atualização e novos cadastros do CadÚnico, emissão da Carteira do Idoso, visitas domiciliares e inscrições para o programa Casamento Abençoado, além de vacinação e pesagem do Bolsa Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, foram realizados 209 atendimentos, entre atualizações cadastrais, consultas e visitas domiciliares, 60 delas com sucesso. A maioria das famílias atendidas estava com o cadastro desatualizado, e boa parte é composta por pessoas unipessoais (que moram sozinhas) beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

Cidadania mais perto de quem precisa

A secretária Hélida Vilela destacou que o Distrito da Guia foi escolhido por abrigar uma população que enfrenta grandes desafios de deslocamento até o CRAS Jardim União, o mais próximo da região.

“Muitas pessoas deixam de ter acesso a direitos e benefícios porque não conseguem chegar até o CRAS. Nosso papel é ir até elas, garantir que o Cadastro Único esteja atualizado e que ninguém perca o acesso aos programas sociais. O mutirão foi pensado justamente para isso: levar cidadania onde ela é mais necessária”, explicou a secretária.

Ela adiantou que novas edições do mutirão estão previstas ainda para este mês em outras comunidades da zona rural, como Aguaçu, reforçando o compromisso da gestão em descentralizar os serviços e ampliar o alcance da política de assistência social.

Leia mais:  Embaixador da Índia visita Cuiabá e anuncia parceria para Festival Indiano e Semana da Yoga

Parceria e integração de serviços

A gerente do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Jéssica Santos, ressaltou o caráter integrado da ação. “Além do cadastramento na igreja, tivemos equipes visitando casas, especialmente de pessoas que vivem sozinhas. Também contamos com o apoio da Saúde, que realizou vacinação e pesagem do Bolsa Família, e com a equipe do Casamento Abençoado, que iniciou as inscrições para a cerimônia marcada para dezembro”, explicou.

Segundo ela, sob a orientação da secretária Hélida, a logística foi pensada para garantir o atendimento de quem mais precisa. “Por ser uma localidade distante, muitas famílias acabam com o cadastro desatualizado. Com o mutirão, conseguimos alcançar esse público e atualizar os dados de dezenas de famílias”, completou.

Igreja como parceira social

O pastor Elbert Yamashita, da Igreja Assembleia de Deus no Setor Distrito da Guia, destacou a satisfação da comunidade religiosa em contribuir com o poder público.

“Temos uma ação social contínua na igreja e ficamos felizes em abrir as portas para atender a população da Guia. Muitos moradores não têm como ir até Cuiabá, então trazer os serviços para cá é algo excelente. A parceria com a Prefeitura é um benefício para todos”, afirmou.

Voz da comunidade

Moradores que participaram do mutirão elogiaram a iniciativa.

“Acho bem legal, é um esforço para ajudar a comunidade também, porque tem muita gente que não tem condições de ir até o Jardim União, em Cuiabá. Ajuda bastante”, disse Luiza Santana de Oliveira, 39 anos.

“Foi muito boa essa parceria da Prefeitura com a igreja. Facilita muito para quem não consegue se locomover até Cuiabá”, completou Márcia de Almeida Silva, 45 anos.

Leia mais:  Cuiabá reforça ações da causa animal durante abertura do Summit Animal

Resultados e continuidade

Durante o evento, foram registradas 32 atualizações cadastrais, 56 consultas, 4 emissões de Carteira do Idoso e 2 inscrições no programa Casamento Abençoado, além dos atendimentos de saúde.

A secretária Hélida Vilela destacou que ações como essa fortalecem o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a inclusão social e o acesso a direitos.

“Nosso objetivo é garantir que cada cidadão, independentemente de onde viva, tenha acesso aos programas que asseguram dignidade, segurança e qualidade de vida. A presença da equipe aqui é uma demonstração de que a Prefeitura está atenta e próxima da população”, concluiu.

Com ações descentralizadas e integradas, a Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso em levar políticas públicas de forma efetiva e humana, garantindo que a cidadania alcance todos os cantos do município.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Jéssica Santos que atuou no Mutirão no Distrito da Guia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem

Publicado

Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.

Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.

Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.

A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.

“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá faz mutirão para tualização do Cadastro Único no Distrito da Guia
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana