Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

2ª Edição do Mutirão Pop na Rua realiza mais de 480 atendimentos à moradores em situação de rua

Publicado

Mais de 480 pessoas em situação de rua receberam atendimentos durante a 2ª Edição do Mutirão Pop na Rua, no Centro do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Centro da Capital, na última sexta-feira (26).

O Mutirão Pop na Rua foi realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) e outras instituições. A ação foi voltada especificamente a população em situação de rua, com oferta de serviços de cidadania e inclusão social.

O secretário municipal de assistência Social, Wilton Coelho comentou sobre o principal objetivo do evento, que já está em sua 2ª Edição. Segundo ele, por meio das parcerias que foram firmadas, buscaram promover a inclusão social da população em situação de rua, proporcionando serviços de higiene, corte de cabelo, doação de roupas, alimentação e confecção de documentos. “Encerramos mais um mutirão da melhor forma possível. Verdadeiramente, houve um trabalho que veio de encontro as diretrizes da gestão Emanuel Pinheiro, que é o de fazer uma administração humanizada e de qualidade a população em risco de vulnerabilidade. Além disso, quero reforçar que a proposta é dizer a essas pessoas que elas não estão esquecidas. Estamos sempre trabalhando para devolver a dignidade dessas pessoas”, destacou Coelho.

Para alcançar a meta esperada, as equipes de abordagem da Assistência Social do Município juntamente com o Fórum Pop de Rua fizeram busca ativa nos pontos de maior concentração desse público, onde foram feitos os convites para participação. Durante o Mutirão, foram atendidos os assistidos dos albergues Manoel Miráglia, Porto e Distrito da Guia, além da demanda recebida durante a ação.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de regularização fundiária no Jardim Santa Isabel

Conforme levantamento feito pela coordenação do evento, os serviços mais procurados foram o cabide solidário, que consiste na doação de roupas e calçados. Mais de 100 pessoas beneficiadas. Além disso, os serviços de saúde também tiveram destaque na procura, 82 atendimentos efetuados. Em seguida, muita demanda para plastificação de documentos pessoais (60), cortes de cabelo (55), exames de acuidade visual (50), Defensoria Pública (44), banho solidário (42), Justiça Comunitária (41), Cartão Nacional de Saúde (25), inscrições para os cursos do Qualifica 300 em parceria com o Senai (13), emissão de carteira de trabalho (08), RG (08), cadastro único (07), fotos (03), dentre outras demandas.

“Ajudar essas pessoas a se reerguerem é uma prioridade da atual gestão. Para muitos, um corte de cabelo ou até mesmo um prato de comida podem parecer atitudes comuns, mas para essas pessoas que vivem nas ruas, são essenciais. É por isso que realizamos com frequência eventos de grande abrangência popular que não para por aqui”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Hellen Ferreira.

Foram parceiros do evento: a Defensoria Pública e o Fórum da População de Cuiabá. Estiverem presentes servidores das secretarias municipais de Saúde, Mobilidade Urbana e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Fórum da População de Rua, Defensorias Públicas da União e do Estado, Ouvidoria Geral da Polícia, Politec, Galvan Escola de Cabelereiros, Banho Solidário Cuiabá, Mutirão Pop na Rua e empresas parceiras ótica Pague Menos, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Mutirão Pop na Rua. 

Na oportunidade, Hellen informou que existe um canal facilitador de atendimento para a população solicitar a visita da equipe de abordagem. Por meio do telefone celular (65) 9 9238-7552, as pessoas podem fazer as denúncias e ou apontamentos, para que as equipes realizem a abordagem, com orientação correta de atendimentos à população em situação de rua. O serviço funciona de domingo a domingo, até às 22h.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá oferece escolinha de esportes durante recesso escolar

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Projeto executado pela Secretaria de Agricultura é exemplo para Rondônia

Publicado

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho recebeu representantes da Prefeitura Municipal de Vilhena (RO) interessados no projeto Padrão Legal que vem sendo implementado em Cuiabá, junto aos feirantes. O projeto ainda é piloto, mas promissor, pois atenderá cerca de 50 feiras livres existentes na Capital em diferentes regiões, com mais de 900 feirantes.

O projeto Padrão Legal é uma iniciativa que visa garantir mais segurança, eficiência e legalidade no uso da energia elétrica nos eventos de feiras livres, com a regularização do consumo através de caixas de tomadas disponibilizadas nos postes. A instalação adequada evita riscos de acidentes e assegura que cada um pague pelo seu consumo de forma mais justa, sem ligações clandestinas. “É uma determinação do prefeito Abilio Brunini que essa questão seja regularizada e estamos implementando as diretrizes para regularizar”, disse o secretário de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão.

Na oportunidade Vicente Falcão explanou a dinâmica do projeto e demais ações em andamento. Entre elas, o programa vigia mais, em parceria com o Governo de Mato Grosso, com a disponibilidade de câmeras ligadas ao Ciosp, com o objetivo de proteger feirantes e consumidores; o sistema de gestão de feiras, que ajuda a identificar o comerciante (das feiras) e os produtos que cada um vende; sobre o programa de coleta de óleo e lixo orgânico; qualificação dos feirantes para despertar a visão empreendedora, entre outros.

“A gente veio para Cuiabá para aprender como é que Cuiabá cuida dos feirantes, e das feiras. Já sabíamos de algumas parcerias que dão certo, como do Padrão Legal da Prefeitura com a Energisa e com outras empresas. Na verdade, a gente veio para copiar essas iniciativas. A gente tem que copiar o que é bom, o que funciona. E, em conversas preliminares, com o secretário Vicente Falcão e com o coordenador de feiras, Estanil Amaral, vimos as tratativas para aprender a aplicar no nosso município”, pontuou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena, Dirceu Hoffmann.

Leia mais:  Prefeito, vice e primeira dama-lamentam morte de ex-vice prefeita Bia Spinelli

Em Vilhena também existem feiras de rua, são mais de 160 feirantes cadastrados, o que é considerado um número grande para a cidade que tem cerca de 120 mil habitantes, e mais os camelôs. Daí a necessidade de se espelhar em boas práticas executadas pela Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Agricultura e Trabalho. “Graças a Deus estamos aprendendo muita coisa, realmente uma reunião muito produtiva. Essa parceria com a Energisa, que vocês têm, é fundamental para a gente poder já fazer muitos avanços nas nossas feiras lá em Vilhena”, afirmou Dirceu.

Segundo ele, Vilhena tem problemas semelhantes aos de Cuiabá. “O diferencial é que Cuiabá já têm a solução. Então, só essa parceria que vocês fizeram com a Energisa, já vamos conseguir mudar muita coisa nas nossas feiras lá. A Energisa também opera em Rondônia”, explicou.

A reunião contou com a presença de representantes da Energisa de Cuiabá, do coordenador de feiras da Agricultura e Trabalho de Cuiabá e integrantes da equipe que acompanhava o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Vilhena, Dirceu Hoffmann.

#PraCegoVer

A foto mostra os participantes da reunião acomodados ao redor de uma mesa de reuniões.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito afirma que Cuiabá tem orgulho ser “a Capital do agro”.

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá participa ativamente da 57ª edição da Expoagro, consolidando mais uma vez sua parceria com a maior feira agropecuária do Estado. A programação segue até o dia 20 de julho no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro (antigo Parque de Exposições), localizado na Avenida Beira Rio.

Presente na abertura oficial do evento, realizada na noite de sexta-feira (11), o prefeito Abílio Brunini destacou a importância da Expoagro não apenas para o agronegócio, mas também para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia local. “Cuiabá tem orgulho de ser a Capital do agronegócio e contribuir anualmente para este evento. É onde o agronegócio exibe sua força econômica, sua capacidade de produção, e ainda proporciona atrações culturais para toda a população. Apoiar esse evento significa apoiar o empreendedorismo, a geração de emprego e a valorização das nossas cadeias produtivas”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão, também esteve presente e ressaltou o papel da Prefeitura como fomentadora da feira. “A Expoagro é uma vitrine das potencialidades econômicas de Mato Grosso. E o papel da gestão municipal é justamente garantir apoio, porque além de tudo isso, há o turismo e a identidade cuiabana agregados ao evento”, pontuou.

Lambadão no palco principal

Em uma iniciativa inédita e histórica, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, levará ao palco principal da Expoagro o Festival Chico Gil de Lambadão, na próxima terça-feira (15), com entrada gratuita. Pela primeira vez, artistas e grupos de lambadão se apresentarão na principal estrutura do evento, tradicionalmente ocupada por shows nacionais.

A noite dedicada ao lambadão celebra a cultura popular de raiz e presta homenagem ao cantor Chico Gil, ícone do gênero. A ação faz parte do compromisso da atual gestão em valorizar os artistas locais e dar visibilidade à produção musical da periferia e das comunidades cuiabanas.

Leia mais:  Cuiabá retoma obras dos CAPS Verdão e Adolescer nesta terça-feira

Presenças políticas

A abertura da 57ª Expoagro também contou com a presença do governador Mauro Mendes, dos senadores Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PSD), dos deputados federais Coronel Assis e Coronel Fernanda, do vice-prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (Tião da Zaeli), e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Força do agronegócio

Mato Grosso caminha para liderar, em 2025, a participação no Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros, com estimativa de 5,8% de crescimento – quase o triplo da média nacional, segundo dados do boletim Resenha Regional, do Banco do Brasil.

O agronegócio segue como principal motor desse avanço, com previsão de crescimento de 10,8%, puxado pela produção de soja, que deve crescer 24,6% em relação à safra anterior.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana