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1ª dama vai às ruas distribuir cobertor e oferecer serviços sociais da Prefeitura

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A primeira-dama Márcia Pinheiro, em conjunto com os profissionais da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, foram às ruas na última segunda-feira (22.07) à noite, visitar pontos de aglomeração de moradores em situação de rua, como o Beco do Candeeiro e Praça do Porto, para oferecer cobertores da campanha Aquece Cuiabá.

O intuito foi antecipar as entregas em virtude da frente fria prevista para esta quinta-feira (25.07) com mínimas estimadas em até 14ºC. O direcionamento de cobertores à população de rua é feita em todas as frentes frias, devido as suas condições de vida que inviabiliza o armazenamento e o zelo do cobertor, tornando-o praticamente descartável.

“São pessoas com alto grau de vulnerabilidade que dormem na rua, ao ar livre, muitas vezes sem nenhuma proteção. Sempre quando vem o frio, nos unimos com os voluntários para entrega não só do cobertor, mas um carinho, um abraço para com essas pessoas que precisam de encaminhamentos e atenção não só do Poder Público”, disse a primeira-dama.

Os profissionais técnicos em Abordagem Social vão junto com a equipe de voluntários da campanha para oferecer os serviços sociais disponibilizados pela prefeitura, conforme elenca a secretária Adjunta de Assistência Social Helen Ferreira.

“Durante a entrega dos cobertores, a equipe de abordagem social dos nossos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz também o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade, acolhimento dessas pessoas. A entrega dos cobertores é mais uma oportunidade para que, com escuta qualificada, conversa, possibilite a essas pessoas, a inserção aos serviços que são oferecidos pela proteção social especial através dos Creas, ou seja, o acolhimento institucional, por meio de uma das nossas três unidades de albergue”, explicou.

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De acordo com Hellen Ferreira, quando a população em situação de rua aceita ir para o albergue, tem uma gama de serviços que são ofertados, como o pernoite, local de descanso, banho, alimentação, além do atendimento pelos assistentes sociais.

“No albergue, o assistente social vai fazer toda a parte de acesso à documentação pessoal, encaminhamento para o mercado de trabalho, acesso aos cursos de qualificação profissional, reinserção familiar. Mesmo quando a pessoa não aceita ir para uma unidade de acolhimento, é falado para ele que existe esse serviço.

Ação Beneficente

Durante as entregas nos pontos de aglomeração, a equipe da campanha, coincidentemente, se encontrou com outro grupo de voluntários, que prestam serviço de alimentação e entrega de marmitas para à população em situação de rua.

“Pra mim e para toda a equipe que me rodeia é bastante importante essas ações. A gente não faz nada sozinho, é fundamental ter alguém para nos ajudar e somar. Não é somente chegar e entregar a marmita ou o cobertor. É dar uma atenção e um carinho”, destacou Maria Gomes da Silva que lidera o projeto Sopão da Paz da Igreja Batista da Paz.

Fases

A entrega aos moradores em situação de rua é uma das três fases da campanha e destina em torno de 200 a 300 cobertores nessa ação. As outras duas fases da campanha atendem a Casa de Conselhos, composta pelos oito conselhos municipais, ligada a mais de 120 entidades sociais. Nessa ação são entregues em torno de 7 a 8 mil cobertores.

Outra fase da campanha é basicamente contínua, após o encerramento das doações, com os atendimentos de comunidades carente solicitados ao Núcleo de Apoio à Primeira-dama e também a pasta de Assistência Social.

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Na última semana, quase 2 mil cobertores foram entregues às comunidades do Jardim Vitória, Assentamento Colina verde, Manduri, Tijucal, Getúlio Vargas, Jardim Presidente 1, Novo Millennium, Três Lagoas, Itamary e entre outros.

A campanha Aquece Cuiabá não utiliza nenhum recurso público para a aquisição de cobertores e as doações nessa edição proporcionaram arrecadação de 21.600 cobertores, consolidando a ação como a maior campanha de inverno de todo o Centro-Oeste.

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Mutirão do Cadastro Único leva atendimento e cidadania ao Distrito da Guia

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A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realizou neste sábado (8) um Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico) no Distrito de Nossa Senhora da Guia, a 11 quilômetros da capital. A ação levou atendimento social, serviços de saúde e programas de inclusão a famílias que enfrentam dificuldades para se deslocar até a zona urbana.

O mutirão aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, que abriu as portas para receber a equipe da prefeitura e os moradores. Das 8h às 15h, cerca de 25 servidores atenderam a população com atualização e novos cadastros do CadÚnico, emissão da Carteira do Idoso, visitas domiciliares e inscrições para o programa Casamento Abençoado, além de vacinação e pesagem do Bolsa Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, foram realizados 209 atendimentos, entre atualizações cadastrais, consultas e visitas domiciliares, 60 delas com sucesso. A maioria das famílias atendidas estava com o cadastro desatualizado, e boa parte é composta por pessoas unipessoais (que moram sozinhas) beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

Cidadania mais perto de quem precisa

A secretária Hélida Vilela destacou que o Distrito da Guia foi escolhido por abrigar uma população que enfrenta grandes desafios de deslocamento até o CRAS Jardim União, o mais próximo da região.

“Muitas pessoas deixam de ter acesso a direitos e benefícios porque não conseguem chegar até o CRAS. Nosso papel é ir até elas, garantir que o Cadastro Único esteja atualizado e que ninguém perca o acesso aos programas sociais. O mutirão foi pensado justamente para isso: levar cidadania onde ela é mais necessária”, explicou a secretária.

Ela adiantou que novas edições do mutirão estão previstas ainda para este mês em outras comunidades da zona rural, como Aguaçu, reforçando o compromisso da gestão em descentralizar os serviços e ampliar o alcance da política de assistência social.

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Parceria e integração de serviços

A gerente do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Jéssica Santos, ressaltou o caráter integrado da ação. “Além do cadastramento na igreja, tivemos equipes visitando casas, especialmente de pessoas que vivem sozinhas. Também contamos com o apoio da Saúde, que realizou vacinação e pesagem do Bolsa Família, e com a equipe do Casamento Abençoado, que iniciou as inscrições para a cerimônia marcada para dezembro”, explicou.

Segundo ela, sob a orientação da secretária Hélida, a logística foi pensada para garantir o atendimento de quem mais precisa. “Por ser uma localidade distante, muitas famílias acabam com o cadastro desatualizado. Com o mutirão, conseguimos alcançar esse público e atualizar os dados de dezenas de famílias”, completou.

Igreja como parceira social

O pastor Elbert Yamashita, da Igreja Assembleia de Deus no Setor Distrito da Guia, destacou a satisfação da comunidade religiosa em contribuir com o poder público.

“Temos uma ação social contínua na igreja e ficamos felizes em abrir as portas para atender a população da Guia. Muitos moradores não têm como ir até Cuiabá, então trazer os serviços para cá é algo excelente. A parceria com a Prefeitura é um benefício para todos”, afirmou.

Voz da comunidade

Moradores que participaram do mutirão elogiaram a iniciativa.

“Acho bem legal, é um esforço para ajudar a comunidade também, porque tem muita gente que não tem condições de ir até o Jardim União, em Cuiabá. Ajuda bastante”, disse Luiza Santana de Oliveira, 39 anos.

“Foi muito boa essa parceria da Prefeitura com a igreja. Facilita muito para quem não consegue se locomover até Cuiabá”, completou Márcia de Almeida Silva, 45 anos.

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Resultados e continuidade

Durante o evento, foram registradas 32 atualizações cadastrais, 56 consultas, 4 emissões de Carteira do Idoso e 2 inscrições no programa Casamento Abençoado, além dos atendimentos de saúde.

A secretária Hélida Vilela destacou que ações como essa fortalecem o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a inclusão social e o acesso a direitos.

“Nosso objetivo é garantir que cada cidadão, independentemente de onde viva, tenha acesso aos programas que asseguram dignidade, segurança e qualidade de vida. A presença da equipe aqui é uma demonstração de que a Prefeitura está atenta e próxima da população”, concluiu.

Com ações descentralizadas e integradas, a Prefeitura de Cuiabá reforça seu compromisso em levar políticas públicas de forma efetiva e humana, garantindo que a cidadania alcance todos os cantos do município.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Jéssica Santos que atuou no Mutirão no Distrito da Guia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Prefeitura mantém gratuidade e reforça frota no domingo de provas no Enem

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Além do reforço natural dos domingos, por conta da gratuidade, a Prefeitura de Cuiabá fará um redimensionamento da frota de ônibus para atender os participantes da prova do Enem. Agentes de trânsito e transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob.Segp) estarão posicionados em locais de maior concentração de público, como na Avenida Beira Rio e na região do bairro Despraiado.

Equipes também permanecerão de prontidão, monitorando o fluxo pela central de monitoramento e ajustando a frota sempre que necessário.

Segundo o diretor de trânsito da Semob.Segp, Nicolau Budib, a região com maior geração de fluxo no Enem é a da Unic, na Avenida Beira Rio, atendida pela linha C01, que também chega à UFMT. Para essa área, haverá aumento no número de veículos.

A orientação é para que os participantes do Enem redobrem a atenção ao horário, já que a prova será aplicada conforme o horário de Brasília.

“As frotas terão algumas viagens extras no período que antecede o fechamento dos portões, entre 10h e 11h30”, lembrou o diretor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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