Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

“Juventude Ativa” inspira e empodera jovens com oportunidades de qualificação profissional

Publicado

Nas oficinas profissionalizantes do Projeto “Juventude Ativa”, os colegas João Pedro de Lara, 14 anos e Renata Pinheiro 16 anos descobriram uma paixão em comum. Motivados pelo interesse em entender melhor como funcionava o seu próprio processo de aprendizado, começaram e refletir sobre ideias, práticas e novos espaços educativos. Isso é resultado do empoderamento de jovens, por meio do projeto social desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social que atende 525 jovens de 24 bairros de Várzea Grande.  A iniciativa promove oficinas profissionalizantes, rodas de estudos e produção de conteúdos sobre educação, cultura, esporte, lazer, direitos, deveres e cidadania.

Nesta quarta-feira (26), integrantes do projeto apresentaram as atividades de artes; pintura em tela; esporte; dança; música e grafitagem realizadas durante o primeiro semestre de 2019 nas comunidades. A solenidade ocorreu no Ginásio Poliesportivo Abdão Profeta da Cruz, bairro Jardim Glória II e reuniu cerca de 700 pessoas.  

Conforme a prefeita, Lucimar Sacre de Campos a idealização e implantação do projeto desde 2015, é um implemento nas políticas públicas integradas de proteção espacial ao adolescente, mantendo atenção à família, no fortalecimento da convivência familiar e comunitária contribuindo na permanência escolar, participação cidadã e na sua formação, pessoal e profissional.

“As atividades são abordadas, por meio de questões relevantes sobre a juventude, proporcionando a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem, buscando desenvolver habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e inclusão social de modo a orientar o jovem para a escolha profissional, bem como realizar ações com foco na convivência social por meio da arte-cultura e esporte-lazer”, sublinha a prefeita.

Lucimar enfatiza ainda que as intervenções buscam valorizar a pluralidade e singularidade da condição juvenil e suas formas particulares de sociabilidade, sensibilizar para os desafios da realidade socioeconômica, política, cultural e ambiental, criando oportunidades de acesso a direitos e na prevenção de situações de risco social.

Leia mais:  Mais de 190 doses já foram aplicadas em ação de vacinação no Sine

“Nesse sentido, o projeto social juvenil conjuga ações socioeducativas voltadas ao autoconhecimento dos jovens e ao reconhecimento do contexto em que estão inseridos, possibilitando experimentações quanto ao ser, conviver, aprender, fazer e participar, estimulando-os a que assumam papéis proativos na construção de sua própria história e de uma história coletiva”, frisa a prefeita.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar ressalta que o simples fato de tirar jovens da rua, propondo uma atividade pedagógica no turno inverso ao da escola, já pode ser considerado um divisor de águas. Além de servir como um centro de promoção de cidadania, o projeto também contribui para que os jovens trabalhem questões como sensibilidade e cooperação.

“Juventude Ativa” visa inspirar e empoderar jovens de 12 a 17 anos, moradores de comunidades de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda. O projeto respeita as especificidades de cada local onde é implementado, o que garante escala e seu aprimoramento contínuo nos semestres. O projeto se propõe a criar referências que ampliem a visão de mundo dos participantes, destacando a importância de se prepararem para o futuro. Além disso, promove condições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de uma metodologia que promove o “aprender fazendo”, o protagonismo, a comunicação, autonomia e pensamento crítico, atitudes fundamentais para o jovem”, pontua a secretária.

De acordo com a coordenadora do projeto, Vanessa Navarro, o “Juventude Ativa” visa levar direitos e participação cidadã aos adolescentes de 12 a 17 anos com atividades lúdicas.

“A principal proposta do 'Juventude Ativa’ é empoderar jovens com conceitos básicos para eles entenderem melhor a sociedade e participarem dela com mais consciência. O jovem tem o desejo de saber mais sobre o que está acontecendo ao seu redor, porém, ele busca reinventar o cotidiano. Nestes espaços de cidadania possibilitam ambientes propícios de diversidade de pensamentos e ideais. Um dos eixos do projeto também é trabalhar perspectivas do futuro pessoal e profissional”, explica.

Leia mais:  Várzea Grande divulga tema central da VII Conferência Municipal da Cidade  

Os beneficiários, durante o curso, são convidados a pensar sobre seu plano de vida e sobre o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos. Dessa forma, o programa apresenta aos jovens oportunidades de aproximar seus sonhos com a realidade em que vivem a partir do pensamento sobre o futuro, incentivando-os a enxergar o caminho para a inserção profissional como um caminho possível.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Seleção de futsal feminino recebe apoio e estrutura para disputar medalhas no mato-grossense

Publicado

A prefeitura de Várzea Grande permitiu que a delegação embarcasse em transporte de qualidade, um ônibus de 32 lugares. As atletas ganharam uniformes novos para passeio e para uso nas partidas oficiais, todos com recursos oriundos da gestão Flávia-Tião

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) – via Superintendência Municipal de Esportes -, ofertou todo suporte para a seleção feminina de futsal que representa o Município nos Jogos Escolares/Estudantis Mato-grossenses 2025, disputado em Lucas do Rio Verde (a 340 quilômetros de distância), na região médio norte de Mato Grosso. A competição começou no dia 10 e segue até o dia 17.

“O esporte é respeito, o esporte é educação, o esporte é futuro e cada um de vocês é responsável pelo futuro de nossa cidade”, afirmou a prefeita Flávia Moretti, que afirmou que é através do esporte que se conquista uma sociedade mais justa e mais digna.

“As atletas embarcaram cheias de expectativa, levando na bagagem o orgulho de defender as cores da nossa cidade e o sonho de conquistar grandes resultados. A participação é fruto do trabalho conjunto da SMECEL, que segue investindo no esporte escolar como ferramenta de transformação social, disciplina e cidadania”, destacou o superintendente de Esporte e Lazer, Héliton Gomes.

A delegação várzea-grandense viajou com uma estrutura de transporte de qualidade, um ônibus de 32 lugares destinado para transportar atletas do Município, além dos uniformes novos para passeio e para uso nas partidas oficiais, todos com recursos oriundos da gestão Flávia-Tião.

A seleção várzea-grandense, participou da abertura do certame no dia 10, no ginásio Rio Verde. Ao todo, a equipe feminina é composta por nove atletas, além de quatro componentes da comissão técnica.

Leia mais:  Vestibular Social oferece 148 vagas gratuitas em cursos EAD

O time tem como técnico o professor Rafael França, do Projeto Pés de Ouro. O chefe de delegação, Erasmo Ribeiro da Costa, que fica responsável por zelar pela integridade dos atletas, além de cuidar da parte burocrática junto da Comissão Central Organizadora (CCO).

COMEÇOU – Os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, sediados em Lucas do Rio Verde, contaram com a participação de mais de mil atletas. Estão confirmados para os jogos as delegações de 42 municípios, sendo alguns deles: Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Confresa, São Felix do Araguaia, Cáceres, Várzea Grande, Araputanga, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Jaciara, Pedra Preta, Juscimeira, Aripuanã, Campo Novo do Parecis, Juara e Conilza.

Já as partidas serão divididas em seis ginásios da cidade, sendo: Ginásio Rio Verde (futsal); Ginásio Pimpão (futsal); Ginásio Didé Martins (handebol); Ginásio da Escola Angelo Nadin (basquete); Ginásio Ernesto Zortéa (voleibol); Ginásio Colégio Lasalle (voleibol).

EDIÇÃO DE VÁRZEA GRANDE – Na próxima semana, dia 18 de julho, começa em Várzea Grande, a etapa dos Jogos Estudantis e Escolares Mato-grossenses de Seleções, nas modalidades individuais: Atletismo, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Natação, Taekwondo, Wrestling, Karatê e Tiro Com Arco.

Estão previstos para os jogos cerca de 1.500 atletas, que estarão sendo alojados em oito Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), que são referência no Município na recepção de outras delegações nas edições passadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura notifica moradores para aproveitarem vantagens e descontos do Refis

Publicado

Os profissionais que estão realizando estes serviços pelos bairros de Várzea Grande estão devidamente identificados e uniformizados

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Gestão Fazendária, está notificando os munícipes para aproveitarem os descontos e as vantagens do programa de Regularização Fiscal, o Refis 2025.

O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, informa aos moradores que os profissionais que estão realizando estes serviços pelos bairros estão devidamente identificados e uniformizados. “Muitos munícipes acham que é golpe, entendemos a reação deles, porém, a Prefeitura está apresentando a eles as vantagens, os descontos e os benefícios de estarem em dia com o Fisco Municipal”, disse Marcos.

A ação já percorreu 33 bairros e ainda deve percorrer mais 40 bairros nas próximas semanas. “Estamos divulgando diariamente, por meio da Secretaria de Comunicação e nas mídias sociais da Prefeitura. Agora, a nossa ação é corpo a corpo. A população tem comparecido, buscado o atendimento na Prefeitura”, relata o secretário.

ATENDIMENTO – De forma presencial, os atendimentos são feitos no Paço Municipal, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, no Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei ou ainda na Procuradoria Municipal, caso haja execução pela Justiça.

O atendimento também pode ser feito pelo WhatsApp pelo número (65) 98459 – 8124. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura: https://www.varzeagrande.mt.gov.br/certidoes .

O secretário de Gestão Fazendária lembrou que o Refis vale para débitos como: IPTU, Alvará e ISSQN. “Com certeza, toda essa receita voltará ao cidadão por meio de obras, ações e melhorias em serviços disponibilizados pela prefeitura de Várzea Grande”, afirmou Marcos.

Leia mais:  Mutirão de inscrições do Programa SER Família encerra amanhã, dia 9

CONFIRA AS FORMAS DE PAGAMENTO:

COTA ÚNICA – 80% de descontos sobre juros e multas

PARCELADO EM 12 VEZES – 60% de descontos de juros e multas

PARCELADO EM 24 VEZES – 40% de descontos de juros e multas

PARCELADO EM 36 VEZES – 20% de descontos de juros e multas

PARCELADO EM 48 VEZES – 15% de descontos em juros e multas

PARCELADO EM 60 VEZES – 10% de descontos de juros e multas

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana